Calçada da Fama de Hollywood em Los Angeles

0

Calçada da Fama de Hollywood Tudo sobre a Calçada da Fama de Hollywood em Los Angeles: Onde Fica, Como Surgiu, Curiosidades e Dicas de Como Explorar essa Região.

Uma das atrações de Los Angeles mais visitadas por turistas, a Calçada da Fama de Hollywood (ou Hollywood Walk of Fame) possui cerca de 2 km de extensão e foi criada para homenagear astros do cinema, televisão, rádio, teatro e música.

Ela é composta por mais de 2.500 estrelas de cor rosa cravadas em um piso de mármore, sendo que cada uma das placas do chão fazem homenagem a uma celebridade, banda ou personagem fictício. A calçada da fama se estende por ambos os lados da popular Hollywood Boulevard e também em alguns quarteirões da Vine Street.

Apesar de ser um dos pontos turísticos mais visitados de Los Angeles, a Calçada da Fama de Hollywood divide opiniões de quem já a visitou. Muitos turistas ficam decepcionados com o lugar e não curtem muito o passeio. Para outros, é divertido o agito da Hollywood Boulevard, caçar e tirar fotos com as estrelas.

Quer saber a minha opinião? Vou contar com detalhes nesse artigo e dar dicas de como explorar a calçada da fama, ir na cerimônia de novas estrelas e fazer um tour imperdível sobre os bastidores de Hollywood.

O que Esperar da Calçada da Fama e da Hollywood Boulevard

Calçada da Fama de Hollywood  - O que Esperar
Por sua fama mundial, muitos visitantes criam uma grande expectativa sobre a Calçada da Fama e de toda a região da Hollywood Boulevard, então para não haver frustrações é importante ter em mente que essa atração trata-se de uma calçada, uma passagem de pedestres ao ar livre.

Ela está localizada no centro da região com maior concentração de atrações turísticas de Los Angeles, então inevitavelmente há seus prós e contras. Para quem não conhece, na Hollywood Blvd é que fica o Teatro do Oscar, Teatro Chinês, Museu da Madame Tussaud’s de Los Angeles, Museu de Hollywood, entre outras atrações. Então, é uma área muito movimentada, cheia de “armadilhas” para turistas e nada glamurosa.

Há muitos vendedores ambulantes, artistas e moradores de rua. Outra marca registrada do local são os sósias de personagens do cinema que cobram para tirar fotos com os turistas desavisados (e muitas vezes chegam a ser mal educados caso você tire uma foto sem pagar). Há também muitas lojas de lembranças e bugigangas de qualidade duvidosa e preço abusivo.

Dito isso, acredito que o passeio é indispensável para quem visita Los Angeles, mesmo porque na Hollywood Blvd que ficam diversas outras atrações mais bacanas. A Calçada da Fama é um ícone da cidade e da indústria de Hollywood e pode ser muito bacana olhar, procurar e tirar fotos com as estrelas de seus astros preferidos. Confira abaixo algumas dicas de como explorar essa atração.

Passeio pela Calçada da Fama de Hollywood

Passeio pela Calçada da Fama de Hollywood
O passeio na Calçada da Fama pode ser feito em qualquer horário do dia, mas se você prefere caminhar com menos multidão e tirar fotos sem pessoas em volta, o melhor horário é pela manhã. Se você for até lá de carro, recomendo tentar parar na rua (e usar o parquímetro) ou estacionar no Hollywood & Highland Center.

Para fazer esse passeio você pode escolher por simplesmente percorrer a calçada da fama observando as estrelas no chão, buscando por nomes reconhecidos para tirar fotos ou pode ir em busca de estrelas específicas das suas celebridades favoritas. Se você optar por a segunda opção, uma dica para não perder muito tempo é buscar com antecedência no diretório oficial Star Finder, lá tem a lista completa de celebridades que foram homenageadas e o local exato onde a estrela está localizada.

Muitos homenageados foram famosos a muito tempo ou não são conhecidos fora dos Estados Unidos. Então se você quer encontrar nomes conhecidos, a dica é olhar em frente ao Hollywood & Highland Center, pois lá que estão concentradas as estrelas de atores atuais, como Sandra Bullock, Michelle Pfeiffer, Keanu Reaves, Harrison Ford, Nicole Kidman, Britney Spears, Steven Spielberg, Halle Berry, Charlize Theron, Russell Crowe, Matt Damon, Kevin Costner, Jackie Chan, Anthony Hopkins, entre outros.

História da Calçada da Fama

Calçada da Fama de Hollywood  - História
A Calçada da Fama de Hollywood foi inaugurada em 1960 e foi concebida para ajudar a atrair visitantes para a região de Hollywood, que estava perdendo seu encanto na época.

As primeiras 8 estrelas foram instaladas em 1958 para promover e demonstrar como seria a calçada, porém foi entre os anos de 1960 e 1961 que as outras 1550 estrelas originais foram fixadas. Depois disso, a região de Hollywood passou por um período de decadência urbana e nenhuma nova estrela foi instalada durante anos.

Foi somente em 1968 que uma nova estrela foi fixada e também a partir deste ano que a publicidade e a cobertura da imprensa internacional foi estimulada, sendo que passou a ser exigido que cada homenageado fosse pessoalmente na cerimônia de inauguração da sua estrela. Essa exigência é válida até os dias atuais.

Para ter uma estrela na Calçada da Fama, o artista precisa ser nomeado por sua contribuição para a indústria do entretenimento. A nomeação pode ser feita por qualquer pessoa, porém é necessário que o homenageado concorde em pagar a taxa de US$ 30.000, que cobre os custos com a estrela, cerimônia e manutenção da calçada. Todos os anos cerca de 25 estrelas novas são colocadas na calçada após serem votadas entre 200 ou mais nomeações. A votação é feita por uma comissão especial da Câmara de Comércio de Hollywood, que regula e cuida da calçada.

Entendendo as Estrelas da Calçada da Fama – Significado dos Símbolos

Além do desenho da estrela em rosa e nome do homenageado, cada placa do piso contém um símbolo diferente, que representa umas das 5 categorias da indústria de entretenimento que o artista se destacou. Os símbolos e categorias são:
Calçada da Fama de Hollywood - Categorias
• Câmera de filmagem clássica = Representam a indústria do cinema
• Aparelho de Televisão = Representam a TV aberta
• Disco de Fonográfo = Representam a indústria da música
• Microfone de Rádio = Representam o rádio
• Máscaras Comédia / Tragédia = Representam o teatro / performances ao vivo

Como participar da Cerimônia de Novas Estrelas

Calçada da Fama de Hollywood  - Cerimônia de Inauguração Backstreet Boys
Toda a vez que uma nova estrela vai ser instalada há uma cerimônia de inauguração em que o homenageado deve obrigatoriamente estar presente. Por isso, é uma excelente oportunidade para quem quer ver celebridades de perto.

As cerimônias de inauguração de novas estrelas são abertas e gratuitas para o público em geral. Elas sempre ocorrem em dias de semana as 11:30h da manhã. Sempre há uma área para o público ficar, mas é necessário chegar cedo para garantir um lugar.

Para saber se haverá uma cerimônia de inauguração quando você estiver em Los Angeles, visite o site oficial que tem o calendário de todas as cerimônias agendadas.

Desvendando os Bastidores no Tour Hollywood Behind-the-Scenes

Calçada da Fama - Tour Hollywood Behind-the-Scenes
Resolvi deixar por último a minha dica especial e que fez toda a diferença para mim e minha família quando visitamos a Calçada da Fama de Hollywood. Ao invés de só caminhar e tirar fotos pela rua, nós fizemos o “Tour Hollywood Behind-the-Scenes”. Ele é um tour a pé com cerca de 1:30h de duração, onde um guia especializado vai contando informações sobre a história Hollywood e apontando detalhes que passariam desapercebidos caso fizéssemos o passeio sozinhos.

O tour é feito com fones de ouvido individuais, assim é possível ouvir o guia durante toda a caminhada mesmo no meio do barulho da Hollywood Blvd. Eu realmente achei que este tour valeu muito a pena, pois os guias são muito bem preparados, contam histórias super interessantes e você realmente sai do tour entendendo como Hollywood se tornou o que é hoje. Entre os assuntos abordados, eles contam as histórias dos teatros da Hollywood Blvd (Chinês, El Capitan e Egipcício) e muitos detalhes sobre a cerimônia do Oscar.

Na minha opinião, vale a pena fazer o tour assim que você chegar na Hollywood Blvd, pois ele te proporciona uma perspectiva da Calçada da Fama e com as dicas do guia fica muito mais bacana explorar a região. Pra mim, esse passeio é ideal para quem quer ir além do superficial e realmente conhecer o lado não divulgado de Hollywood.

Atualmente este tour custa US$ 24,95 para adultos quando comprado pelo site oficial ou diretamente na bilheteria no dia da sua visita. Porém, ele está incluso no Go Los Angeles, um passe que inclui acesso a diversas atrações por um preço fixo. Eu usei esse cartão da minha viagem e valeu muito a pena pois há outras atrações na Hollywood Blvd que estão inclusas, como o Madame Tussaud’s e Tour no Teatro do Oscar. Clique aqui para saber como economizar em Los Angeles com o Go Los Angeles Card!

Fique a vontade para comentar!

Espero que você tenha gostado deste artigo e de conhecer um pouco mais sobre a Calçada da Fama. Eu realmente espero que as minhas dicas te ajudem a fazer esse passeio de uma forma diferente e aproveitar mais sua viagem!

Comente abaixo e diga o que você achou desse post. Você já visitou a Calçada da Fama? Como foi sua experiência? Aproveite para compartilhar uma dica conosco!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Adoro viajar e todo o processo que uma viagem envolve, incluindo a parte de compartilhar minhas dicas com quem também vai viajar. Já visitei 12 países, passando pela América, Europa e Ásia e espero aumentar esse número em breve!

Deixe um Comentário