IOF Compras Exterior 2014: Qual valor da Taxa de IOF?

Publicado em: Câmbio


  • Participante
    Simone em #2894

    Olá! Ouvi falar sobre algumas mudanças na taxa de IOF para compras no exterior a partir de 2014, é verdade que houve um aumento? Fiquei preocupada, pois já estava programando a minha segunda viagem a Disney e agora tenho medo que tudo fique muito mais caro…


    Mestre
    Laura em #2895

    Olá Simone!

    Bom, infelizmente é verdade. A taxa de IOF para compras no exterior foi alterada pelo governo a partir do dia 28/12/2013, sendo assim já está vigente a partir de 2014. Vamos explicar melhor essa alteração:

    O que mudou para 2014: A alíquota de 6,38% de IOF que incidia somente sobre as compras em cartão de crédito, agora passa a valer para para cartões de débito, cartões pré pagos, saques no exterior e cheques de viagens, que antigamente tinha a alíquota de apenas 0,38%.

    Onde incide a alíquota de 6,38%:
    – Carregamento de moeda nos cartões pré-pagos (Ex: American Express Global, Visa Travel Money, MasterCard Cash Passport, etc);
    – Compra de Traveller Checks (cheques de viagem);
    – Pagamentos / Compras com cartões de débito do banco;
    – Saques da conta corrente feitos no exterior;
    – Saques e Pagamentos com cartões de crédito;

    O que não mudou – Alíquota de 0,38%:
    A única opção que se mantém com a alíquota antiga de 0,38% é a compra em espécie de moeda estrangeira, ou seja, quando você compra a moeda (dólar, euro, libra) em espécie e leva com você na viagem.

    Dica Extra – Recomendação para gastar menos com a taxa de IOF: Com a nova taxa de IOF para cartões de débito e pré-pagos, agora a maioria dos especialistas recomenda aumentar a quantidade de dólar em espécie. Se antes, o recomendado era levar cerca de 10% a 15% em dinheiro, agora recomenda-se levar de 20% a 30% em espécie, para diminuir a quantidade de gastos pagos em moeda estrangeira e com isso não pagar a taxa de 6,38% que incide sobre outras formas de pagamento.

    Outra alternativa é levar uma quantidade ainda maior em espécie e levar para o seu país de destino. Lá, você tem a opção de comprar um cartão pré pago e carregar com o dinheiro. Em alguns países, como os Estados Unidos, há também a opção de fazer uma conta em bancos que não tem muita burocraria para abertura de conta. Nos EUA, o banco Wells Fargo possui um tipo de conta chamada “Opportunity” (clique aqui para ver mais no site do banco – obs: é necessário preencher com um ZIP Code para ter acesso as informações, utilize do seu hotel ou local onde vai ficar), que não tem tarifas e exige somente a apresentação do passaporte, não é necessário Green Card ou Social Security. A conta dá direito a um cartão de débito do banco. É um ótima opção para quem vai ficar bastante tempo nos Estados Unidos ou para quem vai para lá com frequência. Basta manter a conta aberta e você pode utilizar sempre. Essas alternativas são para evitar que você fique andando com o dinheiro em espécie o tempo todo, tanto para questões de segurança como de comodidade.

    Por enquanto, essas são as nossas dicas, mas se você (ou outros leitores) tiverem alguma dica melhor, compartilhe!


    Participante
    Simone em #2896

    Obrigada pela resposta, sempre completa e explicativa! Fiquei muito surpresa com esse aumento, com certeza vai afetar um pouco o meu planejamento de viagem, mas não vou deixar de viajar por causa disso! Gostei da dica de vocês, vou procurar levar mais dinheiro em espécie na próxima viagem e deixar os outros gastos pro cartão de crédito, assim pelo menos acumulo milhas né? rs Obrigada mais uma vez!

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.