Universal Studios Florida: Atrações, Shows, Dicas e Mapa do Parque

1

Universal Studios FloridaTudo sobre o parques Universal Studios Florida em Orlando: Lista de Atrações, Shows, Mapa e Dicas de como aproveitar melhor sua viagem!

Inaugurado em 1990, o parque Universal Studios Florida juntamente com o Island of Adventure formam o complexo de Universal Orlando Resort. O parque tem como temática principal a indústria do entretenimento e diversas atrações são inspiradas em filmes famosos ou voltadas para mostrar os bastidores do cinema.

O parque tem sido renovado constantemente nos últimos anos. Em 2014 foi inaugurada uma nova área inspirada em Londres e no Beco Diágonal do Harry Potter, incluindo uma recriação do Banco Gringotts e o trem The Hogwarts Express, que leva até a vila de Hogsmeade localizada no Island of Adventure.

Também recentemente, em 2013, foram inaugurados a área temática Springfield U.S.A, inspirada no seriado “Os Simpsons” e o simulador de última geração “Transformers: The Ride”. No ano anterior já havia sido inaugurado “Despicable Me: Minion Mayhem”, simulador 3-D inspirado no filme “Meu Malvado Favorito”.

Para o público que gosta de atrações radicais, a dica é a montanha russa “Hollywood Rip Ride Rockit”, com direito a uma subida vertical, loopings e inversões, tudo isso ao som de uma música escolhida pelo próprio passageiro. Porém, as crianças não são esquecidas e a área de “Woody Woodpecker’s Kidzone” é totalmente dedicada ao público infantil. O parque ainda conta com uma parada, a “Universal’s Superstar Parade”, que conta com os principais personagens do parque e apesar de não ser tão mágica quanto as paradas da Disney, é bastante animada e vale a pena ser assistida.

Ir para: Áreas Temáticas e Atrações | Paradas | Shows | Mapa | Dicas

Informações básicas sobre o Universal Studios Florida

Slogan: ”Experience the Movies” (Vivencie os Filmes)
Temática: Entretenimento, principalmente o mundo do cinema e televisão
Ano de Abertura: 7 de Junho de 1990
Universal Studios Florida - LogoSímbolo: Arco de entrada do parque, imitando um estúdio de cinema
Ranking: 16º Lugar entre os parques mais visitados no mundo / 8º mais visitado nos EUA
Endereço: 6000 Universal Blvd, Orlando, FL, Estados Unidos

Áreas Temáticas e Atrações

O parque Universal Studios Florida conta atualmente com oito áreas temáticas, todas situadas ao redor de um grande lago localizado no centro do parque.

• Production Central

Universal Studios Florida - Production Central
Área que fica logo após a entrada do parque serve para situar os visitantes no clima de estúdios de cinemas de Hollywood. Diversas atrações e muitas lojas estão localizadas em Production Central.

Aqui que fica localizada a radical montanha-russa “Hollywood Rip Ride Rockit”, na qual você pode escolher a música que deseja ouvir durante seu percurso e os simuladores “Despicable Me: Minion Mayhem”, baseado no filme “Meu Malvado Favorito” e “Transformers: The Ride”, atração recém inaugurada que utiliza veículos e projeções numa aventura 3D.

Temática: Estúdios de Cinema de Hollywood

Atrações:

  • Despicable Me: Minion Mayhem
  • Transformers: The Ride
  • Hollywood Rip Ride Rockit
  • Shrek 4-D
  • The Universal Music Plaza Stage

• New York

Universal Studios Florida - New York
As ruas da famosa cidade de Nova York são recriadas nesta área, que junto com Hollywood é a que tem a melhor temática e ambientação do parque.

Composta por diversas ruas, seus prédios são projetados para relembrar a arquitetura de Nova York atual e de antigamente. A atração mais popular da área é a montanha russa “Revenge of the Mummy: The Ride”, com a temática dos filmes da franquia “A Múmia”.

Outra atração de destaque é “Twister… Ride it Out”, que simula ao vivo através de efeitos especiais um tornado, inspirado no filme Twister.

Temática: Cidade de Nova York

Atrações:

  • Revenge of the Mummy: The Ride
  • Twister… Ride it Out
  • The Blues Brothers Show

• Hollywood

Universal Studios Florida - Hollywood
A área de Hollywood é ambientada para recriar o glamour e energia desta região famosa por ser o centro do cinema. A arquitetura é baseada na época de ouro de Hollywood, dos anos 1930 até 1950.

A atração mais popular da área é “Terminator 2: 3-D Battle Across Time”, mistura de filme em 3D, efeitos especiais com atuações ao vivo. Outro destaque “Universal Horror Make-Up Show”, apresentação que mistura comédia com participação do público para mostrar os bastidores de como são feitos os efeitos especiais no cinema.

Nessa área também é onde diversos personagens fazem aparições durante o dia para tirar fotos e dar autográfos, entre eles Fiona e Shrek, personagens de Meu Malvado Favorito, entre outros.

Temática: Região de Hollwood

Atrações:

  • Terminator 2: 3-D Battle Across Time
  • Universal Horror Make-Up Show
  • Lucy: A Tribute

• San Francisco

Universal Studios Florida - San Francisco
Área ambientada para representar a cidade de San Francisco, na costa da California. Situada ao redor do lago da Universal, está área conta com diversos pontos excelentes para relaxar e apreciar a bela vista a beira da água.

A única atração é “Disaster!: A Major Motion Picture Ride… Starring You!”, que mostra os bastidores de uma gravação de um vídeo e conta com a participação do público. Há também o tradicional show “Beetlejuice’s Rock and Roll Graveyard Revue”, apresentação com diversos monstros famosos da Universal.

Temática: Cidade de São Francisco

Atrações:

  • Beetlejuice’s Rock and Roll Graveyard Revue
  • Disaster!: A Major Motion Picture Ride… Starring You!

• Wizarding World of Harry Potter – Beco Diágonal

Universal Studios Florida - Wizarding World of Harry Potter - Beco Diagonal
Com o sucesso da Vila de Hogsmeade que fica no Island of Adventure, a Universal Studios também ganhou uma área inteiramente dedicada ao mundo do Harry Potter. Com visual que remete a Londres, a área é na verdade uma recriação do Beco Diágonal.

Lá fica o Banco Gringotts, que abriga a atração principal Harry Potter and the Escape from Gringotts, uma mistura de simulador 3D de alta definição com elementos de montanha russa. A área conta também com uma replica da King’s Cross Station de Londres, onde fica a Plataforma 9¾ e o The Hogwarts Express, trem que leva aqueles que possuem o ingresso do tipo “Park to Park” para a Vila de Hogsmeade.

Toda a área é cuidadosamente ambientada em todos os detalhes. Lá fica a loja de varinhas Ollivanders, além de lojas de doces, restaurantes e stands que vendem receitas típicas do universo de Harry Potter, como a cerveja amanteigada.

Temática: O mundo mágico de Harry Potter

Atrações:

  • Harry Potter and the Escape from Gringotts
  • The Hogwarts Express – King’s Cross Station
  • Ollivanders
  • Celestina Warbeck and the Banshees
  • The Tales of Beedle the Bard

• World Expo

Universal Studios Florida - World Expo
A área de World Expo é ambientada para representar o pavilhão de Nova York na Feira Mundial de 1964. Toda a temática da área é inspirada nas exposições mundiais do século 20, combinando a arquitetura dos anos 60 com a atual.

A única atração da área é “Men in Black: Alien Attack”, inspirado na franquia de filmes de ação “MIB: Homens de Preto”, trata-se de uma atração interativa onde os visitantes ocupam um veículo equipado com armas de lazer para combater os alienígenas.

Temática: Pavilhão de Nova York na Feira Mundial de 1964

Atrações:

  • Men in Black: Alien Attack
  • Fear Factor Live

• Springfield U.S.A.

Universal Studios Florida - Springfield U.S.A.
Está área teve origem com a atração “The Simpsons Ride” que existe desde 2007 em Universal Studios. Devido a sua grande popularidade, a área foi expandida e em 2013 se tornou uma área temática inteiramente dedicada aos “Os Simpsons”.

A área consiste em uma recriação do centro da cidade de Springfield, onde se passa o programa. Diversos dos lugares que aparecem na série foram recriados, com destaque para o “Moe’s Tavern” (Taberna do Moe) e Krusty Burger.

A atração principal continua sendo “The Simpsons Ride”, simulador que imita uma uma aventura no parque de diversões Krustyland. Os visitantes ainda tem a chance de encontrar com os personagens do seriado, como Bart, Lisa, Homer, Marge, Krusty e Sideshow Bob para tirar fotos e pegar autográfos.

Temática: Seriado “Os Simpsons”

Atrações:

  • The Simpsons Ride
  • Kang & Kodos’ Twirl ‘n’ Hurl

• Woody Woodpecker’s Kidzone

Universal Studios Florida - Woody Woodpecker's Kidzone
É a área da Universal Studios voltada para as crianças e tem como símbolo o mascote do parque, o Pica-Pau. Atualmente a área conta com três atrações e três shows, todos voltados para o público infantil.

Entre as atrações, o destaque é para motanha-russa infantil “Woody Woodpecker’s Nuthouse Coaster”, com a temática do Pica-Pau e para “E.T. Adventure”, atração tradicional da Universal baseado no famoso filme “E.T. – O Extraterrestre”.

Já entre os shows vale pena conferir “Animal Actors”, uma apresentação que conta com cachorros, pássaros, macacos e outros animais e instrutores mostrando como são feitas as cenas de filmes com os animais.

Temática: Pica-Pau / Área para Crianças

Atrações:

  • Woody Woodpecker’s Nuthouse Coaster
  • E.T. Adventure
  • Animal Actors
  • A Day in the Park with Barney
  • Curious George Goes to Town
  • Fievel’s Playland

Paradas do Universal Studios Florida

Universal Studios Florida - Superstar Parade
Universal’s Superstar Parade: Seguindo a fórmula da Disney, famosa pelas paradas em seus parques, a Universal Studios Florida, introduziu em 2012 a “Universal Superstar Parade”. Nela, os visitantes tem a oportunidade de interagir, dançar e brincar com seus personagens favoritos da Universal, incluindo os Minions de Meu Malvado Favorito e com Bob Esponja. A parada é composta por carros alegóricos super bem elaborados, além de dançarinos e muita música. Ela para em duas áreas do parque, em Nova York e em Hollywood.

Shows do Universal Studios Florida

Universal Studios Florida - Cinematic Spectacular
Universal’s Cinematic Spectacular: 100 Years of Movie Memories: Este show noturno é apresentado em noites selecionadas em Universal Studios. Trata-se de um show de projeções na água que tem como palco a lagoa central do parque. A temática não poderia ser mais apropriada, é inspirada nos 100 anos do cinema. O show ainda conta com diversos efeitos especiais, música, muitas luzes e até fogos de artifício. A narração fica por conta dos atores Cecil B. DeMille e Morgan Freeman. Confira o calendário do parque para verificar se há apresentação agendada para o dia da sua visita.

Universal Orlando’s Horror Make-Up Show: Essa apresentação de humor é curta porém bastante divertida. Consiste em mostrar de maneira engraçada como os efeitos especiais de filmes de horror são feitos, com direito a facas de mentira e sangue falso. O show é bastante interativo, com diversas piadas e sempre conta com a participação de um voluntário da platéia.

Terminator 2: 3-D: Essa apresentação combina filme 3D, atores de ação e efeitos especiais e apesar de ter sido inaugurada em 1996 até hoje em dia sendo uma atração imperdível quando se visita a Universal Studios. Ocorre em diversos horários do dia, em intervalos de 30 minutos entre cada show.

The Blues Brothers Show: Apresentação de uma dupla de irmãos que toca músicas clássicas de musicais do cinema dos anos 1980. O show também conta com a participação de um saxofonista ao vivo.

Beetlejuice’s Graveyard Mash-up: Com temática dos personagens de terror e tendo como estrela o Beetlejuice, trata-se de uma apresentação musical de músicas pop do anos 1980. Conta com personagens como o Dracula, o Lobisomen e o Frankenstein e sua noiva.

Fear Factor Live: Baseado em um programa de televisão do canal americano NBC, essa apresentação seleciona seis voluntários e os coloca na frente da platéia para competir entre si. A competição demanda habilidades físicas e desafios nada agradáveis.

A Day in the Park With Barney: Show voltado para crianças pequenas e conta com a participação do Barney e seus amigos. Entre os shows, o Barney tirar fotos com as crianças na área do playground ao lado do teatro.

Animal Actors on Location: Show ao vivo que conta com a participação de cães, pássaros, porcos e outros animais. O show combina trechos de vídeos, piadas e truques feito pelos animais no palco. Um treinador apresenta o show e explica como os animais são treinados para fazer os truques que são usados em filmes e na televisão.

Celestina Warbeck and the Banshees: Apresentação musical ao vivo que tem como estrela Celestina Warbeck, uma personagem do universo de Harry Potter. Com uma performance elaborada, é um show que agrada mesmo aqueles que não conhecem ou não são fãs de HP.

The Tales of Beedle the Bard: Com duração de 10 minutos, é uma apresentação onde atores contam uma de duas fábulas do mundo do bruxos: “The Three Brothers” ou “The Fountain of Fair Fortune. Conta também com fantoches.

Mapa da Universal Studios Florida

Clique na imagem abaixo para visualizar em tamanho maior o Mapa da Universal Studios Florida em Português.

Universal Studios Florida - Mapa Português

Clique na Imagem acima para abrir em tamanho maior

Dicas para visitar a Universal Studios Florida

A Universal Studios Florida conta com um grande número de atrações imperdíveis e por isso um planejamento adequado pode te ajudar a poupar dinheiro e tempo no dia da sua visita. Confira abaixo as nossas principais dicas:

  • Compre seus ingressos com antecedência: Comprando seus ingressos com antecedência você perde tempo em filas na entrega do parques e também economiza dinheiro, pois os ingressos são cerca de US$ 20,00 mais baratos do que o preço da bilheteria oficial da Universal Orlando.

    Além disso, comprando em sites revendedores oficiais você pode pagar mais barato do que o preço da bilheteria e do próprio site oficial da Universal. Clique aqui para ler o nosso artigo “Como comprar ingressos dos Parques de Orlando com Desconto“.

  • Considere investir nos ingressos do tipo “Park to Park”: Para ter acesso ao The Hogwarts Express, trem que liga o Beco Diágonal na Universal Studios a Vila de Hogsmeade no Island of Adventure é necessário possuir o ingresso do tipo “Park to Park”. Esse ingresso é um pouco mais caro que o normal (Base Ticket), porém permite que você tenha acesso a ambos os parques no mesmo dia.

    Como o trem faz o trajeto entre os dois parques somente quem tem esse ingresso pode ir na atração. Além disso, na Universal os parques são um do lado do outro (ao contrário da Disney onde os parques são distantes entre si) e é possível pensar em passar metade do dia num parque e o restante no outro.

  • Wizarding World of Harry Potter – Beco Diágonal: Essa área foi recentemente inaugurada e é a mais concorrida de todo o parque. Tente chegar cedo na Universal Studios e visitar o “Wizarding World of Harry Potter – Beco Diágonal” logo pela manhã para evitar a lotação. Se você chegar mais tarde, deixe para visitar o Beco Diágonal mais para o final da tarde, depois das 16h. Mesmo para quem não é fã de Harry Potter, essa área é imperdível e deve ser visitada, com destaque para a atração Harry Potter and the Escape from Gringotts.
  • Express Pass: Ao contrário do sistema do Fastpass+ da Disney World, na Universal Orlando o passe que dá direito a cortar as filas das atrações mais concorridas é vendido a parte. Para quem viaja em alta temporada ou tem pouco tempo em Orlando (ex: pretende visitar somente as atrações mais famosas de ambos os parques no mesmo dia), o Express Pass é uma excelente alternativa.

    Para quem vai ter um dia para visitar cada um dos parques da Universal e não está viajando na alta temporada, ele não é tão necessário. O Express Pass pode ser comprado com antecedência online ou no próprio dia da sua visita, dentro do parque.

  • Utilize as filas de “Single Rider”: Uma das maneiras de economizar tempo sem gastar nada a mais nas filas da Universal Studios Florida é utilizar as filas de “Single Rider”. Essa fila é especial para pessoas que estão sozinhas ou dispostas a sentar separado do seu grupo durante a atração, pois os visitantes são sentados em espaços que ficariam “vazios” no brinquedo.

    Por isso, essa fila é bem mais rápida que a padrão e as vezes tão rápida quanto a fila de quem possui o “Express Pass”. Na Universal Studios a opção de fila de “Single Rider” está disponível nas seguintes atrações: Harry Potter and the Escape from Gringotts, Hollywood Rip Ride Rockit, MEN IN BLACK Alien Attack, Revenge of the Mummy e Transformers: The Ride 3-D.

  • Guarda volumes gratuitos nas atrações radicais: Algumas das atrações radicais da Universal Studios não permitem que você carregue nada dentro do brinquedo. Para isso, você precisa guardar seus itens (mochila, bolsa, sacolas, entre outros) em um guarda volumes que fica do lado de fora da entrada da atração.

    Os guarda volumes dessas atrações são gratuitos durantes o período de duração da atração. O tempo liberado para locação gratuita varia conforme o tempo indicado na espera da fila do brinquedo. Então, se a fila está marcada com espera de 30 minutos, por exemplo, e a atração em si tem duração de 10 minutos, você recebe 40 minutos mais um tempo extra de segurança de cerca de 15 minutos. Depois disso, será cobrado US$ 3,00 por cada meia hora de uso do armário.

    Na Universal Studios Florida o guarda volumes gratuito está disponível nas seguintes atrações: Hollywood Rip Ride Rockit, Revenge of the Mummy, MEN IN BLACK Alien Attack e Harry Potter and the Escape from Gringotts.

Fique a vontade para comentar!

O que achou desse artigo? Adoraria saber a sua opinião!

Já visitou a Universal Studios Florida? Tem mais alguma dica para quem vai pela primeira vez? Compartilhe conosco!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Adoro viajar e todo o processo que uma viagem envolve, incluindo a parte de compartilhar minhas dicas com quem também vai viajar. Já visitei 12 países, passando pela América, Europa e Ásia e espero aumentar esse número em breve!

1 Comentário

  1. Oi Laura, parabéns pelo site, maravilhoso!
    Não encontrei o roteiro do Island of Adventure…Pode me enviar o link?
    Obrigada,

    Fernanda

Deixe um Comentário